Câmara Municipal aprova isenções de IMT para quatro novos investimentos industriais em Viana do Castelo

02 Fevereiro 2017

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião de executivo, a atribuição do benefício de isenção de IMT (Imposto Municipal sobre Transações Onerosas de Imóveis) para quatro novos investimentos industriais que se vão instalar no concelho, criando cerca de 1200 novos postos de trabalho. Desde a implementação deste Regime de Incentivos, foram celebrados 41 contratos de investimento que criaram 2960 postos de trabalho.

Em causa está a instalação da Financiére Steep, empresa especializada na área de injeção plástica para o sector automóvel que vai investir 10 milhões de euros e criar 50 novos postos de trabalho numa primeira fase no Parque Empresarial de Lanheses. Outro dos investimentos diz respeito à Bontaz Centre, um dos líderes em equipamentos de peças automóveis, que vai criar 900 postos de trabalho e investir 23 milhões de euros no Parque Empresarial de Lanheses.

Outra das isenções foi atribuída à Aludec, SA Sucursal em Portugal, uma empresa de produção de componentes decorativos para interior e exterior de automóveis que vai investir 1.2 milhões de euros no Parque Empresarial de Lanheses (2ª. Fase) criando 70 postos de trabalho. Também a Cadilhe & Santos pretende instalar-se na Zona Industrial de Neiva – 1ª. Fase criando 15 novos postos de trabalho num investimento de um milhão de euros para produção de monofilamentos de nylon e fabricação de redes de pesca.

Estas isenções integram o Regime de Incentivos criado em 2012 pelo Município de Viana do Castelo, que permitiu já a celebração de 41 contratos de investimento, significando um apoio direto de 5 Milhões de Euros da Câmara Municipal na isenção de IMT e taxas e apoio na infraestruturação.

Estes contratos resultam num investimento já concretizado de 240 Milhões de Euros. Acresce que estes investimentos previam a criação de 1926 postos de trabalho mas, efetivamente, foram concretizados até ao momento 2960 postos de trabalho, ou seja, mais 1054 do que o estimado inicialmente.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo

Seja Associado AEVC!